terça-feira, 22 de março de 2011

Aulas coletivas( sim, nós podemos! )

Inspirado pela passagem de Barack Obama pelo Brasil, decidi compartilhar um texto que encontrei na net. Pra quem ainda acredita em aulas coletivas, e faz de tudo para ter sua sala cheia e seus clientes satisfeitos, vai ser uma maravilhosa leitura.

Espero que gostem, pois eu gostei.


A lógica e o gerenciamento das aulas coletivas 

por
 Rodrigo Chan
As aulas coletivas
As aulas coletivas, sem dúvida alguma, fizeram a cabeça dos freqüentadores de academias do mundo todo desde a década de 80, porém, atualmente se discute o futuro desta modalidade diante da grande evasão para outras atividades.
Antes de tudo, gostaria de colocar duas questões para pensarem. São:
Como andam as aulas coletivas na sua academia?
Você acredita que as aulas coletivas têm futuro?

Alguns acreditam, outros não. Porém, se a sua resposta foi positiva, tenha certeza que existe sim um futuro promissor para a modalidade, no entanto, se a sua resposta foi negativa, possivelmente as perspectivas poderão ser bem limitadas para o seu negócio.
Se analisarmos o nosso mercado, as limitações de investimento, os altos tributos, e que cerca de 85% das academias no país são de pequeno e médio porte, segundo o Confef, as salas de ginástica se tornam um grande  negócio em relação ao seu próprio custo-benefício.
Por exemplo, se compararmos o alto custo de montagem de uma sala de musculação em relação a uma sala de ginástica, veremos que a sala de ginástica, desde que bem montada e com os seus produtos bem gerenciados, poderá ser tão lucrativa quanto uma sala de musculação, e o melhor, custa muito menos. Vantagem para os pequenos e médios!
Outro ponto positivo para continuar investindo nas aulas coletivas é a possibilidade de oferecer à Academia um leque maior de opções para inovar, diferenciar e fidelizar o seu cliente. Seu aluno quer e busca novidade!

Não quero aqui criar uma polêmica entre os departamentos, mas sim mostrar o potencial das aulas coletivas para os que as estão deixando de lado.

O fato é que não devemos nos acomodar com os atuais resultados e nos conformar com a suposta falência das aulas coletivas, mas sim gerenciá-las, agregar valor, qualidade e diferencial.

Montar um horário de aulas e expor no mural da academia já não é mais suficiente. Levar simplesmente o seu possível futuro novo cliente para conhecer as instalações não pode ser o único argumento de venda para a sua equipe. É necessário vender os produtos somados aos benefícios que eles proporcionarão diretamente para aquele cliente potencial, e isso vale para todos os produtos ou serviços vendidos pela academia, incluindo as aulas coletivas.
Porém, não basta garantir apenas a venda do produto, é preciso buscar também excelência em todos os momentos de interação do cliente com o serviço a fim de fidelizá-lo e o professor é fundamental nesse processo.

O Professor
Dentro de um processo de venda existem vários pontos de interação do cliente com o serviço vendido.
Exemplo:
Quando pretende sair para jantar em um restaurante, você faz a reserva pelo telefone ou e-mail, ao chegar deixa o seu carro com o manobrista, é recebido pelo gerente, hostess ou garçom e encaminhado até o bar ou diretamente à mesa para em seguida ser servido pelo garçom até pagar a conta e retirar o carro novamente. Em todos estes momentos houve de sua parte, mesmo que rapidamente, uma avaliação sobre como foi atendido, se foram educados, rápidos, se o jantar estava bom, e a avaliação positiva destes momentos o encorajará a voltar a jantar novamente no mesmo local.
Estes pontos de interação são chamados de “momentos da verdade” e o nosso principal objetivo dentro desse processo deve estar sempre em buscar a excelência no atendimento em todos eles.
Sendo assim, em nada adianta a academia garantir que o cliente conseguirá parar o seu carro gratuitamente na frente da academia, ter uma estrutura invejável e os melhores equipamentos e ser excepcionalmente bem atendido pela equipe de vendas, se ao passar pela catraca a sua equipe não estiver treinada para fazer com que ele permaneça.
Novamente pergunto:
Sua equipe é treinada regularmente para atender o seu cliente?
Sobre as aulas coletivas, qual é a metodologia vendida pela sua academia para as aulas coletivas?

Seu professor entrega o produto que sua recepção vende? Como você avalia isso?

Avaliar os momentos da verdade da prestação do seu serviço é fundamental, e se fazer perguntas como estas acima, são  etapas essenciais para que você encontre os pontos fracos do ciclo e busque ferramentas que agreguem mais valor ao processo.
Sem dúvidas, o professor faz parte do serviço que você entrega para o seu cliente, porém o que presenciamos hoje é um grande turn over de profissionais dentro das academias e é praticamente impossivel gerenciar efetivamente os seus produtos, tendo que paralelamente administrar um turn over tão grande.
Nosso mercado mudou e se tornou mais exigente. Nossos clientes têm expectativas e necessidades que devem ser atendidas por profissionais com amplitude e variedade de conhecimentos como nunca se exigiu antes.
É necessário reter talentos e valorizá-los!
 Por outro lado, deveremos requerer do desempenho dos nossos professores:
Qualidade de serviço oferecida pelos conhecimentos proporcionados por cursos de capacitação específica
Cursos que estimulem os professores buscar novos caminhos e que reforcem os conhecimentos gerais;
A participação em cursos, congressos e feiras representam ferramentas fundamentais para a motivação permanente.
Capacidade de inclusão do aluno na atividade adequada e de forma adequada;
Criar um contexto de maior auto-estima para o aluno e não de frustração mediante a aula ou atividade indicada;
Fidelizar a partir da capacidade de ter elementos de variabilidade da aula – mesmo nas de programa;
Identificar os fatores de risco apresentados por cada proposta de acordo com o perfil e condições física e motora de cada aluno;
 Visualizar as necessidades médias de cada grupo existente e adaptar verdadeiramente a aula;
Dar as respostas fundamentadas sobre o trabalho que indica ou realiza.

Gestão de Produtos
Uma vez que entendemos o valor que as aulas coletivas possuem para as academias e a necessidade de observar a qualidade do seu serviço em todos os momentos de interação com o cliente, precisamos entender agora o gerenciamento destes produtos e também sobre uma característica importante dos serviços: a intangibilidade.
Quando falamos gerenciamento de produtos, entenda como produtos todos os serviços que a sua academia vende, exemplo: Ginástica, Musculação, Natação, Pilates e etc.
Serviços são intangíveis por natureza, porém é possível tornar o serviço tangível utilizando elementos como instalações, equipamentos, materiais de comunicação e pessoas. Além disso, mensurar a satisfação do cliente e agregar formas de valor para o consumidor, que sejam diferente da concorrência, também poderá diversificar o produto e facilitar o seu processo de avaliação do serviço prestado pela sua empresa.
Quando um produto não pode ser facilmente diferenciado, a chave do sucesso pode estar na adição de serviços valorizados e na melhoria da sua qualidade (Kotler 2000). Este é o caso dos serviços, que devido a sua intangibilidade, dependerão da adição de valor para se diferenciar. Desta forma, amplia-se a capacidade do produto central que se refere o benefício central que o cliente adquire a fim de se superar a expectativa final do cliente.
Não é possível na atualidade abrirmos uma academia que ofereça Musculação e aulas de aeróbica e esperarmos que o negócio tenha grandes perspectivas de crescimento ou de rentabilidade por si só.
Não podemos copiar apenas as melhores práticas, pois um modelo vencedor em uma organização não necessariamente será vencedor em outra. Precisamos de um diferencial competitivo, exclusivo e sustentável.

Algumas tarefas importantes:
Investir em bons processos de contratação e treinamento;
Padronizar o processo de prestação de serviços e desenhar um mapa de serviços;
Agregar valor ao serviço;
Acompanhar a satisfação dos clientes
 
Gerenciar produtos significa: planejar, dirigir, organizar, controlar o ciclo de vida do produto, e mais, sondar tendências, promover lançamentos, revitalizar e eliminar quando necessário. Além disso, desenvolver e promover campanhas de comunicação, merchandising e dar apoio e treinamento as áreas de vendas e atendimento..
Sobre as aulas coletivas, sua sala de ginástica pode a médio e curto prazo trazer Lucro, Diferencial e Fidelização! Aposte nisso!

P.S. No próximo post começo a publicar algumas dicas e truques que uso em diariamente nas minhas aulas. Acho que será bem útil. 

Um comentário:

  1. Perfeito texto... vamos dizer q é um bom resumo das necessidades e visões para a atividade Fitness.

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